O Champanhe
O Champanhe é muito mais do um vinho espumante. Ele tem que ser produzido na região de Champagne, no Nordeste de França. A bebida combina frescura, delicadeza e riqueza de sabores cujo segredo se encontra na sua localização, clima e solo.
Como se faz Champanhe
A maior parte do champanhe é vinho não apenas de uma mistura de três uvas diferentes (Chardonnay, Pinot Noir e Meunier), mas também uma mistura de vinhos de diferentes localidades e colheitas – os chamados ‘vins de réserve’ (vinhos de reserva) que podem representar mais de 50% da mistura final. Os vinhos de reserva são os vinhos retidos de colheitas de anos anteriores e provados regularmente para avaliar o seu desenvolvimento. Isto acontece para preservar os sabores ao longo do tempo do mesmo produtor.
As Castas de Champanhe
Pinot Noir: tem melhor desempenho em ambientes frescos, terreno calcário e predomina amplamente na Montanha de Reims e Côte des Bar. É o Pinot Noir que adiciona estrutura e corpo à mistura, produzindo vinhos com aromas de frutos vermelhos e muito caráter.
Pinot Menier: é mais robusto e menos propenso a danos do frio e geada porque desflora mais tarde. É particularmente bem adequado para os solos mais argilosos do Vallée de la Marne e irá tolerar a maioria das condições climáticas adversas. O Meunier adiciona arredondamento à mistura, produzindo vinhos flexíveis e frutados que tendem envelhecer mais rapidamente do que o Pinot Noir
Chardonnay: é o rei da Côte des Blancs, produzindo vinhos delicadamente perfumados com notas características de flores, cítricos e às vezes minerais. O Chardonnay é o companheiro de mistura ideal para vinhos que envelhecem.
Se um champanhe branco for feito exclusivamente de uvas brancas (Chardonnay), é rotulado como ‘Blanc de Blancs’. Se feito exclusivamente de uvas de pretas (Pinot Noir e / ou Meunier) é rotulado como ‘Blanc de Noirs’.
Degustação e apreciação
Diferencie o champanhe de outros vinhos espumantes. Verifique sempre o rótulo para se certificar de que seu champanhe é verdadeiro.
Mito: colocar uma colher ou garfo no topo da garrafa impede a saída de gás e bolhas do Champanhe? Não, é apenas um mito, pois não tem capacidade hermética. Deve ser usada uma rolha específica para impedir a saída de CO2.
- Caviar: Blanc de Blancs
- Marisco: Brut Nature
- Entradas: Blanc de Blancs
- Peixe: Brut
- Salmão: Blanc des Blancs
- Carnes Vermelhas: Brut
- Carnes Brancas: Rosé
- Queijo: Blanc de Noirs ou Brut
- Sobremesa: Demi-Sec ou Rosé
- Origem controlada, se é da região de Champagne
- Marca
- Dosagem (quantidade de açúcar)
- Brut nature, no dosage or zero dosage:< 3g açúcar por litro
- Extra Brut: < 6g açúcar por litro
- Brut: < 12g açúcar por litro
- Extra-Dry: entre 12 e 17g açúcar por litro
- Sec: entre 17 e 32g açúcar por litro
- Demi-sec: entre 32 e 50g açúcar por litro
- Doux: > 50g açúcar por litro
- Volume
- Conteúdo Álcool
- Nome do produtor, localidade e região
- Registo:
- RM: Récoltant Manipulant (Grower Producer)
- NM: Négociant Manipulant (Merchant Producer)
- CM: Coopérative de Manipulation (Cooperative Producer)
- RC: Récoltant Coopérateur (Cooperative members selling under their own label)
- ND: Négociant Distributeur (Merchant distributor)
- MA: Marque d’Acheteur (Private label/ store brands)
- Informação alergénicos
- Consumo de álcool
- Produto de França
- Identificação do lote
- Quarter 20 cl
- Demie ou Pinte Half 37.5 cl
- Medium ou Pinte 50 cl
- Standard 75 cl
- Magnum 1.5 litros (2 garrafas)
- Jeroboam 3 litros (4 garrafas)
- Rehoboam 4.5 litros (6 garrafas)
- Mathusalem 6 litros (8 garrafas)
- Salmanazar 9 litros (12 garrafas)
- Balthazar 12 litros (16 garrafas)
- Nabuchodonosor 15 litros (20 garrafas)
- Salomon 18 litros (24 garrafas)
- Souverain 26.25 litros (35 garrafas)
- Primat 27 litros (36 garrafas)
- Melchizedec ou Midas 30 litros (40 garrafas)
A entrada de oxigénio no interior da garrafa é um fator importante no envelhecimento do Champanhe. A rolha permite a entrada de pequenas quantidades de oxigénio na garrafa e a saída de pequenas quantidades de CO2, ou seja, a garrafa não é totalmente hermética.
No entanto, como o tamanho do pescoço é o mesmo para uma garrafa padrão magnum ou standard, a proporção do ar para o vinho será menor numa magnum e maior numa standard, isto é, o Champanhe irá envelhecer mais lentamente numa magnum e mais rapidamente numa standard.
Em anos verdadeiramente excecionais e dignos de comemoração, o enólogo pode decidir lançar um champanhe vintage – um vinho feito exclusivamente a partir de uvas cultivadas naquele ano.